Por Que Não Consigo Comprar a Casa Própria?

By agosto 30, 2017 Blog, Uncategorized
Por Que Não Consigo Comprar a Casa Própria?

Por Que Não Consigo Comprar a Casa Própria?

Você se inclui na lista daquelas pessoas que se perguntam constantemente “por que não consigo comprar a casa própria”?

Caso positivo, não desanime, pois nem sempre as razões são tão extremas quanto parecem ser.

E, para ajudar, neste artigo nós vamos analisar os 5 principais motivos que costumam levar as pessoas ao mesmo questionamento — e algumas soluções para resolvê-los.

Dessa maneira, você consegue avaliar melhor quais desses aspectos são mais significativos para impedi-lo de comprar a casa própria. Acompanhe!

Entenda e pare de se perguntar: Por que não consigo comprar a casa própria?

1. Não faço um projeto de vida

É comum levarmos nossa saúde financeira de maneira reativa. Ou seja:chegam as contas e despesas e pagamos cada uma delas. Acabamos gastando sem saber ao certo quanto teremos ao fim do mês.

E você que vinha se queixando “porque não consigo comprar a casa própria” pode encontrar em um simples projeto de vida, a resposta que procurava.

Faça um rápido exercício e coloque no papel as despesas fixas e eventuais que você tem. Para ajudar, faça um levantamento com base nos gastos dos últimos meses.

Com o valor médio registrado, subtraia de sua renda mensal para avaliar o quanto resta. Assim, colocará suas prioridades no médio e longo prazo para reverter esse pensamento de “não consigo comprar a casa própria”.

2. Gasto mais do que ganho

Outro ponto interessante em fazer um projeto de vida é que você consegue observar o quanto gasta com coisas desnecessárias. O que faz com que acabe deixando em segundo plano o sonho da casa própria.E continua se perguntando porque não consigo comprar a casa própria.

Convém avaliar quais são esses gastos e, principalmente, quais dessas compras são desnecessárias e realizadas por impulso.

Com boa dose de autocontrole, essas pequenas quantias economizadas podem se converter em uma boa soma posteriormente.

Ao se adaptar a uma realidade — ainda que momentânea — de contenção de custos, você está criando uma boa reserva. Chega de perguntar porque não consigo comprar a casa própria.

3. Não coloco a compra da casa como objetivo principal

A busca pelo primeiro apartamento é um grande passo na vida das pessoas. E, ao decidir-se por isso, é hora de colocar em ordem as suas prioridades.

Você pretende comprar a casa própria em quanto tempo? Quanto já tem economizado e o quanto conseguirá juntar? São perguntas que você deve se fazer, para compreender quanto deverá economizar para não enfrentar imprevistos.

Uma maneira de deixar isso às claras é definindo metas (comprar a casa própria), as prioridades (em quanto tempo pretende mudar) e planos de ação para alcançar os objetivos.

Você pode definir, por exemplo, que vai economizar 5 ou 10% do salário para dar entrada no apartamento, cortando gastos supérfluos.

O importante é se comprometer com seu objetivo e sentir que a sua meta está sendo atingida.

4. Não consigo comprar a casa própria porque não entendo de financiamento

Existem diversas modalidades de financiamentos para te ajudar a comprar um imóvel. A melhor maneira de aprender qual a mais adequada para você é conversar com o gerente do seu banco.

Principalmente, porque as questões que compreendem um financiamento são capazes de confundir qualquer um. São muitos termos para se familiarizar: Tabela Price, Tabela SAC, taxas de juros, juros compostos ou fixos, etc.

Como esse tema é mais complexo, publicamos alguns artigos sobre isso e você pode acessá-los através dos links abaixo:

Financiamento imobiliário na compra da casa própria

Diferenças entre a tabela Price e a Tabela SAC

5. Não avalio o meu momento pessoal e profissional

Além de um plano de vida, você também deve fazer uma reflexão do seu momento atual: pessoal e profissional.

Por exemplo: caso você já tenha uma carreira mais consolidada, pode investir no sonho da casa própria com mais estabilidade. Já o planejamento a ser realizado se você ainda estiver em início de carreira vai estar sujeito a muitas incertezas, principalmente quanto ao futuro.

Para quem ainda mora com os pais, o momento é de economizar o máximo possível. Aproveite que a quantidade de despesas tende a ser menor nessa época.

Além disso, procure avaliar quanto tempo você pretende ficar no imóvel que você está de olho. Lembre-se que as parcelas de um financiamento costumam se estender por vários anos.

Recém-casados devem se preocupar com esse aspecto, principalmente no que diz respeito ao tamanho do apartamento, caso queiram aumentar a família futuramente.

E aí, que tal abandonar o “por que não consigo comprar a casa própria” por questionamentos que vão aproximar você da realização do seu sonho? Para saber mais a respeito do melhor empreendimento para suas necessidades, exigências e objetivos, entre em contato conosco!